quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Vocabulário havaiano

* **Ahi* - atum
* **Ala* - caminho
* **Alili* - chefe
* **Aloha* - bem vindo , oi , tchau
* **Kamaaina* - pessoa local
* **Kane* - homem
* **Kea* - branco
* **Keiki* - criança
* **Kakoa* - ajuda
* **Lei* - colar
* **Loa* - grande
* **Luau* - festa
* **Halau* - aula
* **Hale* - casa
* **Haloe* - estrangeiro
* **Hula* - dança havaiana
* **Mahalo* - obrigado
* **Malihini* - visitante
* **Mauna* - montanha
* **Mile Kalikimaka* - feliz Natal
* **Ohana* - família
* **Ono* - muito bom
* **Wahine* - mulher
* **Makaainana* - plebeus
* **Kapu* - ordem
* **Mumu* - vestido
* **Kalua* - planta local
* **Lomilomi* - salmão
* **Teriyahi* - frango
* **Poi* - pasta
* **Mahi-mahi* - peixe
* **Haupa* - doce de côco
* **Mauna Loa* - grande montanha
* **Mauna Kea* - montanha branca
* **Moana* - mar
* **Mauna* - montanha
* **Kii* - imagemde madeira
* **Konane* - jogo havaiano
* **Hinomaru* - sol nascente
* **Mahalo nui loa* - Muito obrigado
* **Lono* - responsável pela paz
* **Kanaloa* - deus do oceano e dos ventos
* **Lokomaikaii* - o que eu falo de coração
* **Oluolu* - felicidade

139 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO SE FALA "AMOR"EM HAVAIANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha significa "amor, afeição." Mas passou a ser usado como 'olá" e "Adeus".

      Excluir
  2. Janaína!
    Eu te amo - Aloha Au Ia 'Oe

    Meu amor - Ko`u Aloha

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como se fala, 'eu sinto sua falta ou saudades'

    ResponderExcluir
  4. como se fala

    Para sempre estarei aqui, te esperando
    ??


    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Japoa e Carlos Alberto.
    Não sei, mas se descobrir posto aqui, tá?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber como se diz:

    Meu bebe
    Minha criança

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber como é mãe em havaiano

    ResponderExcluir
  8. queria saber um nome bacana pra um casa de eventos q eu quero abrir em sergipe. é uma casa em frente a paria q vou realizar uma serie de eventos.
    e o q mais quero é q a casa tenha um nome havaiano.

    tem alguma sugestão ???

    obrigado pela atenção e um grande abraço.

    leo levi

    ResponderExcluir
  9. Leo,

    Tenho 3 sugestões:

    "Kanaloa" - deus do oceano e dos ventos,

    "Oluolu" - felicidade ou

    "Aloha" - bem vindo.

    Desejo muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
  10. hala ka ukulele
    é como se dizer um menino (jovem) estar apaixonado por uma menina.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber, como se diz "amigo" em avaiano. E se for possivel "grande amigo" em havaiano

    ResponderExcluir
  12. Ola Nádia.
    Por favor.
    Gostaria de saber como se diz "Arte é vida" em havaiano?
    E " Alma"

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Gabriel,

    Arte - Hana no'eau

    Vida - ola

    Alma - 'uhane

    ResponderExcluir
  14. Como se diz pai, em havaiano ?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Amor eterno em havaiano, teria alguma tradução para esse idioma?

    ResponderExcluir
  16. Óla adorei o site, gostari de saber como se diz feliz aniversario em havaiano

    ResponderExcluir
  17. Olá gostaria d saber como se diz feliz aniversario em havaiano, obrigado

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Emerson!

    Feliz aniversário: Hau'oli hanau la

    ResponderExcluir
  19. Oi Nadia, tudo bem? =)) quero lhe dizer, que seu site é óoootimo, adoro ele, entro quase todos os dias possíveis haha Sou apaixonada pelo Hawaií, haha =) Mas então, queria pedir sua ajuda em uma coisa, eu sou louca pra achar a frase '' somewhere over the rainbow '' ( em algum lugar alem do arco-íris) em hawaiano, porque essa musica é cantada por um cantor hawaiano, israel kamakawiwo'ole, ela representa muito pra mim, sera que poderia me ajudar? agradeço.

    ResponderExcluir
  20. por favor, como se diz AMOR em havaiano?
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Marie,

    Amor é aloha.

    Kipona Aloha - amor profundo

    ResponderExcluir
  22. Olá tdo bemm??? gostei MTO do site ...e queria saber como que sorte em havaiano?? Obrigado e PARABÈNS pelo site...faz muito tempo q pesquiso sobre a cultura havaiana e num achava nada...

    ResponderExcluir
  23. Denise,

    Mãe é makuahine .
    Te amo é Aloha Au Ia 'Oe .

    ResponderExcluir
  24. Oi Nádia, como se diz:

    Eu amo você, amiga!

    ResponderExcluir
  25. Luka,

    Eu te amo é Aloha Au Ia 'Oe

    Amigo é ho'aloha.

    ResponderExcluir
  26. eu queria saber como é que se fala
    " longe de toda negatividade" quem me ajudar agradeço desde ja!

    ResponderExcluir
  27. ADOREI SEU BLOG, ENTRO TODOS OS DIAS PARA SABER MAIS SOBRE O HAWAII, ESPERO ESTAR LÁ ALGUM DIA... NÃO SEI COMO VOCE TEM PACIENCIA PARA FICAR RESPONDENDO A TANTAS PERGUNTAS SOBRE PALAVRAS EM HAVAIANO NÃO SERIA MELHOR INDICAR UM DICIONÁRIO HAVAIANO PARA O PESSOAL? SEM QUERER SER GROSSEIRA.... OLHA A MINHA PERGUNTA É, VOCÊ É HAVAIANA OU BRASILEIRA?

    ResponderExcluir
  28. Sou brasileira.

    Já andei procurando um dicionário bacana para indicar, mas não encontrei.
    Então respondo apenas o que consigo encontrar.
    hehehe

    Obeigada e volte sempre.

    Se for ao Hawaii não esqueça de mandar uma foto para o blog.

    ResponderExcluir
  29. Nossa to encantada por tudo isso, já até to imaginando onde vai ser minha morada. Parabéns pelo Blog e pela paciencia em responder a tudo.

    ResponderExcluir
  30. Nadia, adorei o blog!!!
    Mele kalikimaka (Feliz Natal)pra todos os amantes do hawaii!!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei o blog, aprendi muitas palavras em havaiano.
    Como diz: eu te amo (Aloha Au Ia 'Oe), namorado ?

    ResponderExcluir
  32. Sabe estimar quantos significados tem a palavra Aloha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra Aloha realmente tem muitos significados,pode significar muitas coisas. Eis algumas das coisas que aprendi que significam:
      Aloha- amor, afeto, compaixão, piedade, simpatia, pena, sentimento, graça, caridade, saudação, despedida, cumprimentos, amar, olá e adeus. No entanto se quiser o significado à letra, será este:
      ALO= presença,frente face
      HÂ= sopro, respiração
      "A presença do Sopro Divino"
      espero ter ajudado :)

      Excluir
  33. Olá Nádia, gostaria de saber como se diz filha ou filho em Havaiano...
    Á propósito, parabêns pelo blog. Ele é muito legal!!!

    ResponderExcluir
  34. William,

    Filha - Kaikamahine

    Filho - keiki kane

    ResponderExcluir
  35. Ola, gostaria de saber se pode me ajudar.

    perdi meus pais recentemente e quero fazer duas tattos com as frases abaixos, pode me ajudar?

    * Mãe minha heroína
    * Mãe e Pai para sempre

    ResponderExcluir
  36. Marcos,

    Para sempre - Mau loa

    Mãe- makuahine

    Pai - Makua kane

    ResponderExcluir
  37. Tudo bem Nádia? Eu gostaria de saber se existe mais de uma maneira de se escrever Mãe e Pai em havaiano. Sei que é makuahine e Makua kane. Minha dúvida é se existe alguma "maneira carinhosa" como Dad e Mom. Estou me preparando para fazer uma tatuagem e pretendo ter certeza.
    M.obrigado !

    ResponderExcluir
  38. Nando!

    DÊ uma olhadinha nesse dicionário de veja se consegue:

    http://hawaiiandictionary.hisurf.com/dictionary-results.lasso

    ResponderExcluir
  39. Oi, muito legal o site. estamos para batizar a nossa canoa havaiana. Como se diz Horizonte?

    ResponderExcluir
  40. O que significa "Imua"?
    Ouço muito no clube de canoa havaiana onde eu remo, me disseram que significa "em frente", é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo,Imua significa em frente!
      No hula é muito utilizado para sabermos onde havemos de seguir com os passos, como por exemplo: "Kaholo Imua". Kaholo é um dos passos mais básicos do Hula e Imua significa em frente ou para a frente, então nós fazemos o passo Kaholo não para o lado (como é normal)mas sim em frente como diz a palavra Imua :)

      Excluir
  41. Roberto,

    Imua significa Adiante, Força.

    É parecido com o "Ganbatte" que é usado pelos japoneses.
    Expressão muito usada nas ocasiões em que nós diriamos boa sorte.
    A diferença entre dizer ganbatte e boa sorte explica várias diferenças entre a cultura japonesa e a cultura brasileira.
    Ganbatte é a forma imperativa do verbo ganbaru que significa esforçar-se.
    Se alguém no Japão disser que vai fazer um teste, ouvirá dos outros “Ganbatte kudasai!” (Se esforce!); se for no Brasil, ouvirá “Boa sorte!” Assim, se obtiver um bom resultado no Japão, será porque se esforçou bastante; no Brasil será porque estava no seu dia de sorte.

    ResponderExcluir
  42. Se quiser saber mais algumas frases em hawaiano estou ao seu dispor, visto que as uso diariamente :)

    ResponderExcluir
  43. Eu adoro a cultura Havaiana, td é muito lindo colorido, cheio de alegria! Vou conhecer um dia, com certeza... Tenho tatuada nos pés duas palavrinhas lindas de imenso significado, com flores" MAHALO "no pé esquerdo, e "ALOHA" no pé direito.

    ResponderExcluir
  44. Show!Até q enfim achei um site legal!
    Vou fazer uma festa Havaiana Gospel,e gostaria de saber como é Jesus Cristo,A Paz do Senhor,Deus te abençoe...
    E onde posso pesquisar sobre o cristianismo no Hawaii?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Dani!!

    DÊ uma olhadinha nesse dicionário :

    http://hawaiiandictionary.hisurf.com/dictionary-results.lasso

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde! Gostei de mais, por sua paciência e diposição... PARABÉNS!!

    Pode me ajudar.
    Gostaria de saber a tradução para
    GUARDIÃO DAS ONDAS

    ResponderExcluir
  47. Cesar!
    Eu não consegui a tradução.
    Eu uso este dicionário:

    http://hawaiiandictionary.hisurf.com/dictionary-results.lasso

    Se vc conseguir , poste aqui por favor!

    ResponderExcluir
  48. Olá, acho muito bacana a cultura havaiana e tenho vontade de aprender o dialeto. Existe algum curso ou algo parecido onde eu possa aprender? Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Oi Amanda!
    Deve haver, mas não tenho conhecimento.
    Se alguém souber, por favor compartilha aqui!

    ResponderExcluir
  50. gostaria de saber como se escreve fé?

    ResponderExcluir
  51. Nádia gostaria de saber como escreve duas palavras : força , equilibrio.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  52. Bruno,

    Força - Ikaika

    Equilíbrio - Kaulike

    ResponderExcluir
  53. Estou com uma loja de roupas femininas e gostaria muito de relacionar um nome havaiano... teria alguma sugestão de palavra??? Exemplos: charme, sonhos, garota, beleza, aparência, encantadora, moda, ideal, alegria... sei lá... obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  54. Ticia!!!

    Que tal "charmoso'?

    Em hawaiano é Mahie.

    ResponderExcluir
  55. Adoreiiii.... e pelo que vi tamém temos Nohea que quer dizer encantadora, é isso??? Mas como se diz sorte e vitória?? E o que significa Imua??? Obrigada Nádia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Sorte - pomaika'i

    Vitória - Lanakila


    Imua significa Adiante, Força , Esforce-se!

    ResponderExcluir
  57. gostaria de saber como e amor eterno..
    adorei o blog . obrigada
    bj

    ResponderExcluir
  58. Amor eterno

    Eterno - Pau 'ole
    Amor - aloha

    ResponderExcluir
  59. Olá! Gostaria de saber a tradução de ukulele. Obrigada! ^^

    ResponderExcluir
  60. Ukulele, no idioma havaiano quer dizer “pulga saltitante”

    ResponderExcluir
  61. Adoro seu Blog, gostaria de conhecer 4 novas palavras, são elas: Criança,Sorriso, Olhar e Boba.
    SE possivel agradeceria muito...
    ALOHA a todos

    ResponderExcluir
  62. Obrigada Fábio!


    Criança - Kamali'i

    Sorriso - Mino'aka

    Olhar - Nana

    Boba - Kohu 'ole

    ResponderExcluir
  63. Olá Nadia,

    pelo q vi vc pode me ajudar e muito, tenho um time de canoa havaiana de competição em São Paulo e estamos escolhendo um nome para uma nova canoa. Corremos na categoria 50anos e estamos buscando palavras em havaiano q signifiquem: sabedoria, experiencia, companheirismo, vc saberia? Sugestões sempre são bem vindas.
    Mahalo
    Edgar

    ResponderExcluir
  64. Edgar!!
    Sabedoria pode ser na'auao ou akamai.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  65. Nádia,quero te agradecer pela sua atenção para com todos e pelo seu amor e dedicação,que DEUS fortaleça o seu espirito.
    eu tenho uma banda de reggae e quero em breve compor uma musica no dialeto,se não for um incomodo e você puder me ajudar te passo a letra,simples para não dificultar porem profunda para alcançar os corações. aloha au la 'oe,lokomaikaii. mahalo

    ResponderExcluir
  66. Israel!

    Não sei se tenho condições de ajudá-lo.
    Sou apenas uma curiosa, não tenho um dicionário de havaiano.
    É que não sei inglês, tenho conhecimento de um pouco de espanhol e de francês, mas os dicionários que existem são inglês-havaiano.
    Vc nem imagina o trabalho que dá, eu tenho que traduzir para o inglês e depois tento achar no dicionário.
    Porém , se precisar é só falar, a gente dá um jeitinho .
    Boa sorte!

    Este é o dicionário que uso:

    http://hawaiiandictionary.hisurf.com/dictionary-results.lasso

    ResponderExcluir
  67. Alguem poderia me dizer como se fala em havaiano muita paz,amor felicidade e positividade para esse mundo ?? Por favor ..
    Alohaaa

    ResponderExcluir
  68. Nádia Mara, óla td bm?
    pode traduzir esta frase pra mim? quero colocar como eslogan da minha lanchonete,
    a frase é: "Deus está aqui".
    obrigado que Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  69. Nádia Mara eu gostaria de saber a tradução de "Bom dia", "Boa tarde" e "Boa noite", muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  70. Aí vai Murilo!

    Aloha kakahiaka - bom dia
    Aloha `auinala - boa tarde
    Aloha ahiahi - boa noite

    ResponderExcluir
  71. Aloha, Nádia! Gostaria de saber como eu digo 'abacaxi' em havaiano, obrigado.

    ResponderExcluir
  72. olá eu gostaria de saber como se fala Deus em havaiano . Obrigada

    ResponderExcluir
  73. Ola eu finalmente achei um blog legal onde ha referencias da lingua havaina... Bom Nadia, gostaria de saber se tu podes me ajudar... Fiz uma tatto maori homenagenando meus gatos (que tanto gosto).. E quero ainda escrever Sempre na Memoria.. Ou algo semelhante.. Me ajuda?? Valeuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  74. Aline,

    Sempre - "Mau" ou "na manawa apau"

    Memória - "ho'omana'o 'ana"


    Talvez seja melhor um "para sempre" que é " Mau loa" ou " kau a kau"

    ResponderExcluir
  75. Olá, gostaria muito de saber como se fala LIVRE/LIBERDADE, orbigada!!!

    ResponderExcluir
  76. Nadia, parabens pela força pra galera.
    Gostaria de saber viagem , movimento, vida ,

    ResponderExcluir
  77. Felipe,

    Vida - ola
    Viagem - Huaka'i
    Movimento - ne'ena

    ResponderExcluir
  78. Olá Nadia,
    Li que OKA significa proteção divina, isto procede?

    ResponderExcluir
  79. Ola Nadia,
    Gostava de saber qual é a tradução de
    1- onda
    2- prancha de surf
    3- mar
    4- lindo/bonito
    5- tubarão
    6- obrigada
    Ps: Gostei muito do seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onda - Nalu , 'ale
      Prancha de surf - papa he'enalu
      Mar - kai, moana
      Bonito - Nani, u'i, maika'i
      Tubarão - Mano kihikihi
      Obrigado - Mahalo

      Excluir
  80. Nadia Mara, boa noite, gostaria de saber o nome da fonte que foi feita a palavra IMUA onde aparece o significado... E uma fonte com desenhos maoris! Está na página. Gostaria de colocar o nome em minha canoa com essa fonte, poderia me ajudar? Obrigado
    amaronettto@uol.com.br

    ResponderExcluir
  81. poxa... ja procurei tudo na internet e não encontro!!! Mesmo assim, obrigado!

    ResponderExcluir
  82. Fico tão chateada quando não posso ajudar!

    ResponderExcluir
  83. Estou inaugurando um gourmet. Na verdade é praticamente um buffet, ligado a comida. Somos duas amigas, quase irmãs e seremos sócias. Gostariamos de usar um nome em havaiano. Pensando em Ohana, mas aqui no Brasil é nome de pessoa e as pessoas iriam achar que Ohana era alguém.. Pensamos em Mana, mas já existem milhoes de estabelecimento com esse nome. Alguém tem alguma sugestão? Poderia ser algo ligado a comida, amizade, aliança.

    Como são essas palavras em havaiano? comida, amizade e aliança? Alguém sabe ou alguém tem alguma outra sugestão de nome?

    ResponderExcluir
  84. Vou fazer uma festa,estilo havaí! E quero fazer uma placa de (BEM VINDOS) para colocar na frente da festa. Como se escreve ( sejam bem vindos) em havaiano?

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de saber a tradução de:
    andar sobre o mar
    anda no mar
    remar sobre o mar
    remar no mar
    remar na ilha
    hoe he'e nalu

    ResponderExcluir
  86. Olá gostaria de saber aonde posso aprender tanto havaiano, assim como você Nádia.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Não sei!
      Eu procuro o significado das palavras no tradutor.
      Se eu descobrir , posto, tá?

      Excluir
  87. Ola
    Amo o seu blog
    Como diz paraíso em havaiano?
    Mahalo

    ResponderExcluir