sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dança havaiana


















A Dança Havaiana, conhecida como Hula, é uma tradição passada de geração à geração, que remonta do Período Histórico Matriarcal. Ela é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por mele, é que gera a base para um repértório rico em movimentos, repleto de significados e variações.

No Havaí, ela não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado numa religião ancestral de seu povo, com cantos e variedades de ritmo, rica em acessórios naturais, totalmente baseada numa Mitologia repleta de lendas, orações e amor à Mãe Natureza.

O termo hula se refere a movimentos e gestos. A hula não pode ser apresentada sem um Mele (poesia), o componente mais importante. Mele são composições de informações culturais que vão do sagrado Mele pule (preces) ao Mele inoa (nome de cantos, muitos para chefes), aos típicos Mele Ho’oiipoipo (canções de amor) e Mele A’ina (cantos para a terra), o tipo de mele usado é a forma de classificar a dança.

3 comentários:

  1. Olá Nádia, adorei seu blog,... vc ministra aulas de dança havaiana? pois estou procurando um professor de dança havaiana...
    responda por gentileza no meu e-mail deborah@ciadedancazazu.com.br

    ResponderExcluir
  2. quem está habilitado para fazer coreografias?onde posso aprender?
    aqui em porto alegre tem alguma escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoela!
      Não sei informar.
      Dê uma pesquisada no Google!
      Se encontrar, não esqueça de nos contar.

      Excluir